Mentira significa “dizer, afirmar ser verdadeiro (aquilo que se sabe falso); dar informação falsa (a alguém) a fim de induzir ao erro, não corresponder a (aquilo que se espera); falhar, faltar, errar, causar ilusão a; dissimular a verdade; enganar, iludir, não revelar; esconder, ocultar.
A mentira pode surgir por várias razões: receio das consequências (quando tememos que a verdade traga consequência negativas), insegurança ou baixa de auto-estima (quando pretendemos fazer passar uma imagem de nós próprios melhor do que a que verdadeiramente acreditamos) entre outras.
É vergonhoso como hoje em dia se lida levianamente com o conceito "mentira" ou com a própria mentira.A Bíblia nos mostra que a mentira não é um mistério, conforme diz o artigo citado, mas um pecado há muito revelado. A mentira consiste em rejeitar a verdade de Deus. Sobre os mentirosos está escrito: "Pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira..." (Rm 1.25). Por isso a mentira se estende por toda a história da humanidade. Ela é a culpada pela queda do homem e causa de todos os sofrimentos e de muitas lágrimas.Em 1 João 2.21 está escrito: "...mentira alguma jamais procede da verdade." Em face desta realidade da mentira, como deveríamos tremer diante da verdade que o próprio Senhor Jesus descreve assim: "Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo" (Mt 12.36).
Não estou escrevendo sobre a mentira para fazer com que você que esta lendo carregue um fardo achando que é a pior das criaturas, eu infelizmente já menti, ja omiti, e a principal razão de hoje eu escrever este artigo, é justamente por saber das consequencia ruins que a mentira nos traz.
Verdade é reconhecer a mentira como aquilo que ela é: um pecado que nos separa de Deus. Mas verdade também é saber que podemos confessar a Jesus a mentira e todos os nossos outros pecados e pedir perdão. Verdade também é que, então, podemos aceitar o perdão pela fé e com gratidão. Aquele que fizer isso com sinceridade e de todo o coração, receberá o perdão (1 Jo 1.7 e 9), pois Deus não pode mentir.
Não julgue as pessoa que mentem, o julgamento não pertence á nós, tente ajudá-la a perceber quão é destrutiva.
Fico feliz de hoje eu estar escrevendo uma materia desse nivel, pois so quem realmente se arrepende da mentira concordará com minhas palavras.
Um dos mais carismáticos ditadores do Mundo, Hitler, acreditava que uma mentira repetida muitas vezes tornava-se verdade. Ainda bem que ele estava errado; caso contrário, teria realmente dominado o Planeta.
No entanto, nossos “democráticos” governantes da atualidade continuam mentindo, mentindo e mentindo, com o objetivo de manterem-se no poder. Seus discursos permitem a aqueles que participam de seus governos de utilizar a intimidação, a coerção e a violência, que se misturam com benevolência, altruísmo, heroísmo e proteção à maioria da população, e esta é utilizada em larga escala como força de manobra de poder.Citei a política por que vivemos em um gonverno de mentiras, vivemos em um país que prega a mentira, e temos que cabar com a mentira antes que a mentira acabe conosco!
E como estamos em plena campanha presidencial antecipada, é tradição do Congresso brasileiro, em período de eleições, não funcionar, e nos resta apenas orar para que o governo crie um novo milagre sem mentiras.
Você quer que as pessoas digam a verdade?
Os psicoterapeutas procuram ter, na relação com seus clientes, uma audiência não-punitiva. Isso significa ouvir e não julgar, ouvir e não criticar, ouvir e não punir. Tal contexto é que torna possível o relato do cliente sobre coisas que não seriam ditas nem para os bons amigos.Será que você consegue entender o que faria uma pessoa te contar tudo? Fácil, esteja pronto a ouvir sem punir, sem massacrar, sem agir como se você fosse melhor do que ela.Pense, após ter sido punido por dizer a verdade, você a diria novamente?
Uma forma de aumentar a probabilidade do dizer a verdade em crianças ou adultos é valorizar, enaltecer e gratificar os momentos em que a verdade é dita.
Então minha conclusão é que nos acostumamos demais a nos idolatrar como os verdadeiros donos da verdade e do conhecimento, e essa capa de ignorância está ruindo do centro para as bordas, e não ao contrário como vínhamos imaginando. Nós mesmos estamos criando nossos riscos ao não reconhecermos que somos apenas uma espécie de iguais, e o que atinge um atinge a todos. Efeito borboleta não é só físico, é emocionalmente denso também.
Que possamoa aprender om nossos erros e o os erros dos outros; que não julguemos para não sermos julgados, mas que ajudemos para sermos ajudados.
Uma ótima semana a todos.
Realmente não faltou nada a ser dito nessas linhas escritas por vc Nathy, eu ressaltaria apenas que, mentir jamais, mas apenas uma omissão se é para que o bem seja vencedor não vejo anda de mal, há situações em que omitir (que na verdade não é muito diferente de mentir) venha evitar sérios contratempos e aborrecimentos as pessoas que está sendo poupada da verdade. O melhor mesmo é não ter de fazê-lo mas ... Super beijo amada amiga, creia que a cada dia vc sobe mais e mais no meu conceito, e o amor e carinho que tenho por vc se recarrega sempre que descubro um pouquinho mais de vc. Te amo pra sempe minha linda sobrinha-amiga Nathy.
ResponderExcluirObrigada querido, sempre com esse carinho e respeito.Também te amo mais a cada dia, só que é impossivel crescer mais no meu conceito, por que se não estoura...rs
ResponderExcluirSeja sempre bem vindo e sua opnião faz a diferença!
Bjs meu amado amigo!
Está ai uma dúvida que nortei a sociedade a muito tempo: "por que as pessoas mentem?"
ResponderExcluirMas acredite, seu texto é inspirador para uma reflexão.
Além de polêmica, essa mulher é bem instruída e esclarecida nas suas palavras....kkk
Muito bom!
Beijos e se cuida
Obrigada Eduardo, polêmica é comigo mesmo...Adorei seu comentario e sua visitinha, volte sempre.
ResponderExcluirBeijos