

Morre em São Paulo o ex-vice-presidente José Alencar
José Alencar Gomes da Silva (Muriaé, 17 de outubro de 1931 — São Paulo, 29 de março de 2011) foi um empresário e político brasileiro.
Foi senador pelo estado de Minas Gerais e vice-presidente do Brasil de 1 de janeiro de 2003 a 1 de janeiro de 2011.
Foi um dos maiores empresários do estado de Minas Gerais, construiu um império no ramo têxtil, sendo a Coteminas sua principal empresa. Elegeu-se vice-presidente da República do Brasil na chapa do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, conseguindo a reeleição em 2006, assegurando, portanto, a permanência no cargo até o final de 2010.
Problemas de saúde e morte
José Alencar possuia um delicado histórico médico. A partir do ano 2000, enfrentou um câncer na região abdominal, tendo passado por mais de 15 cirurgias - uma delas com duração superior a 20 horas. Em sua longa batalha contra o câncer, submeteu-se a um tratamento experimental nos Estados Unidos, com resultado inconclusivo. Em 2010, após repetidas internações e intervenções médicas, decidiu desistir de se candidatar ao Senado.
No final de seu mandato como vice-presidente da República, em 2010, apresentou o complexo estado de saúde, sendo até mesmo necessário o interrompimento do tratamento contra o câncer. No dia 22 de dezembro de 2010, foi submetido a uma cirurgia para tentar conter uma hemorragia no abdômen.[6] No dia seguinte Lula e a então presidente eleita Dilma Rousseff visitaram-no no hospital Sírio-Libanês em São Paulo.Voltou a ser internado em março de 2011, vindo a morrer no dia 29 devido a uma parada cardíaca em decorrência à falência múltipla dos órgãos.
O ex-vice-presidente da República, José Alencar, morreu às 14h41 desta terça-feira, aos 79 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, de câncer e falência de múltiplos órgãos. Alencar lutava contra o câncer havia 13 anos. Nos últimos quatro, desde que descobriu um novo tumor, enfrentou 13 cirurgias com confiança ("estou acostumado a montar em cavalo bravo"), bom humor ("estamos espantando o câncer no tiro") e serenidade ("vamos ao jogo da vida"). Mais do que as realizações políticas ou profissionais, foram sua grande perseverança e vontade de viver que comoveram o país e o farão lembrado.
José Alencar ex vice presidente do Brasil, guerreiro, lutador e mesmo indo á óbito, posso dizer, vencedor! José Alencar tu venceste as lágrimas fazendo com que o sorriso atrapalhasse o percurso delas, e mesmo quando as lágrimas foram inevitáveis, mostrou-se humilde e humano como cada um de nós.
Obrigada por ter feito tanto por nosso País e principalmente pelo seu estado. Obrigada por ter tido a coragem de lutar e não desanimar; Por se mostrar fraco e ao mesmo tempo forte; Por ter sido um exemplo para todos nós Brasileiros, humanos, falhos e mortais.
Aqui deixo também meus sentimentos á familia de José Alencar, desejando que o Deus s conforte nesse momento tão dificil e doloroso.
Nathy Carnaval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário